

Mais mulheres na liderança corporativa
Liderança corporativa x gênero
A Startup Atena Jobs nasceu com o propósito de contribuir com a pauta estratégica de mulheres nas posições de liderança, apoiando empresas e candidatas com processo de recrutamento e seleção mais assertivo, reduzindo tempo e com menor custo.
Nosso objetivo é apoiar as empresas a alcançar a meta de 50% de mulheres em posição de liderança no relatório ESG e Pacto Global ONU.
Segundo pesquisa da Grant Thornton em 2022 as mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil.
A empresa Mckinsey constatou também que as empresas com a maior proporção de mulheres
em seus comitês executivos obtiveram um retorno
sobre o patrimônio líquido 47% maior do que
aqueles que não tinham membros executivos do
sexo feminino.
Se as mulheres participassem igualmente da economia global, poderiam gerar um PIB adicional de US $ 28 trilhões até 2025. Igualdade de gênero entrou como pauta estratégica nos relatórios de sustentabilidade das empresas.
Nossa estratégia
Como tudo começou
Atuar com as vagas afirmativas para mulheres líderes
Nossa estratégia é entender os perfis desejados e buscar as candidatas mais indicadas para as posições de liderança.
Para as mulheres líderes, queremos entender também o que buscam, quais empresas desejam trabalhar, disponibilidade e alinhamento com a cultura organizacional.
Proporcionamos a melhor experiência para empresas e candidatas.

Após 20 anos atuando como líder na área de Recursos Humanos em grandes empresas como Ambev, Pepsico e Vale, resolveu iniciar a transição de carreira. Fez um curso de Startup Founder na Udacity e desenvolveu um projeto chamado Atena Jobs, uma plataforma de recrutamento e seleção com foco nas posições de liderança para mulheres. O problema a ser resolvido era o baixo percentual de mulheres em posição de liderança o que até nos dias de hoje impactam tanto financeiro quanto nas atitudes estratégicas de grandes empresas. A ideia foi validada, porém como estava atuando como executiva, guardou o projeto para o futuro. Fez a transição de carreira para o empreendedorismo em 2019 optando por iniciar com uma franquia na área fitness, para aprender sobre o empreendedorismo. Em 2022 iniciou um programa de mentoria com Pedro Maratá chamado "Jornada do Propósito" e entendeu que desde sua primeira experiência profissional já havia escolhido a carreira de liderança para si e durante sua trajetória fez vários projetos voltados para mulheres. No mesmo ano, resgatou a Atena Jobs e conseguiu participar de um programa de aceleração de startups do Sebrae/RN.
Mulheres em posição de liderança: Esse é o propósito!
Magda Damasceno